Resumo - Controle químico da Placa Bacteriana



O tratamento completo de pacientes que sofrem de doença periodontal e cárie, incluindo condições patológicas associadas pode, com finalidades didáticas, ser divido em 3 fases diferentes, porém que se superpõem com freqüência:
- Fase associada à causa (inicial), cujo objetivo é controlar ou eliminar a cárie e a gengivite e interromper a progressão da destruição subseqüente do tecido periodontal.
- Fase corretiva, cujo objetivo principal é restabelecer a função e a estética.
- Fase de manutenção, que visa prevenir a recorrência da doença periodontal.

As medidas empregadas na fase da terapia associada à causa, com relação à doença periodontal, têm por objetivo a eliminação e prevenção da recorrência dos depósitos bacterianos localizados supra e subgengivalmente nas superfícies dentárias. Isso é realizado:
- motivando o paciente a combater a doença (informação ao paciente)
- instruindo o paciente sobre as técnicas apropriadas de higiene oral (métodos de controle de placa aplicados pelo paciente)
- através de raspagem e aplainamento radiculares
- removendo fatores adicionais de retenção, como margens salientes de restaurações e coroas mal adaptadas.

Com base no fato de que gengivite induzida por placa sempre precede periodontite (Löe 1986, Lindhe 1986), a chave para a prevenção de doenças periodontais é o controle da placa supragengival, que é de exclusiva responsabilidade do indivíduo através de escovas de dente ou outros instrumentos de limpeza dental. A remoção da placa subgengival (derivada da supra), por sua vez, é de responsabilidade do CD.
Estudos feitos desde 1980 aproximadamente sugerem que apenas a limpeza mecânica não é suficientemente boa para manter a saúde da gengiva e, no indivíduo susceptível, para prevenir a ocorrência, progressão ou recorrência da doença periodontal.

A melhor maneira de impedir a progressão da placa é através do controle mecânico, a prescrição de produtos químicos deverá estar sempre acompanhada da boa prática mecânica tradicional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário